Saiba Como Identificar E Reter Talentos Na Sua Empresa.jpeg

Saiba como identificar e reter talentos na sua empresa.

A identificação e a retenção de talentos são uns dos principais desafios dos gestores. E pecar nesses dois quesitos pode ser muito prejudicial para a empresa, já que implica não apenas perda de um profissional qualificado, mas elevação de custos para seleção e contratação de um substituto, que pode não estar à altura.

O mercado é dinâmico e competitivo, e, mesmo em tempos de crise, pessoas capacitadas e motivadas encontram espaço e são disputadas. E são exatamente essas pessoas que uma empresa que busca o sucesso deve manter em seu quadro de funcionários.

Se você não sabe ainda de que maneira identificar e reter os talentos na sua empresa, confira os tópicos abaixo! Boa leitura!

Como identificar talentos?

Invista em atividades desafiadoras

Uma boa maneira de identificar talentos é investindo em atividades desafiadoras. Além das atribuições comuns do dia a dia, é importante oferecer a oportunidade de superação aos funcionários. Inove nas tarefas delegadas, permitindo que eles se sintam instigados e tenham o objetivo de entregar resultados além dos esperados.

Alie isso à oferta de conhecimento. Para identificar talentos, é preciso oferecer estímulos e uma boa maneira de atingir esse objetivo é promovendo seminários, convenções, treinamentos e palestras.

Analise o desempenho de cada colaborador na empresa

Dar feedbacks constantes também é determinante. Isso porque, para falar sobre um funcionário, é necessário que o gestor avalie seu desempenho individualmente, em separado do restante do time. Tomar um momento para verificar resultados, conquistas e competências é crucial para identificar talentos.

Como reter talentos?

Aposte na concessão de benefícios

Muito mais do que o salário e a realização profissional, os benefícios concedidos são determinantes, para o empregado, na decisão de ficar ou procurar outro emprego. Isso porque, em geral, os vencimentos são compatíveis e pouco variam no mercado, mas os benefícios são diferenciais que somam e agregam muito valor à oportunidade de emprego.

Por isso, a melhor maneira de garantir a retenção de talentos é por meio de benefícios. Entre os principais, estão planos de saúde, que podem ser individuais ou estendidos aos dependentes, vales alimentação e refeição e ainda o seguro de vida.

Existem apólices mais completas e mais simples, dependendo do grau de investimento que a empresa deseja fazer. Entretanto, é crucial pensar nos benefícios dessa forma — como investimentos — já que o retorno é válido.

Tenha um plano de carreira adequado

Para garantir que a relação de trabalho dure, ela precisa ser benéfica para ambas as partes, empregador e funcionário. Por isso, manter um plano de carreiras adequado é crucial. Isso porque, quanto mais o colaborador estiver motivado a crescer, melhor desempenhará seu trabalho. A consequência disso é o crescimento da empresa, juntamente ao aumento das realizações profissionais do funcionário.

Como mostramos acima, identificar e promover ações voltadas para a valorização dos funcionários é determinante para obter sucesso. Profissionais qualificados e motivados, que entregam resultados e superam expectativas, precisam ser valorizados. Uma empresa é feita por pessoas, e errar na retenção dos talentos é extremamente prejudicial.

Agora que você já sabe como identificar e garantir a retenção de talentos, que tal conhecer nossas dicas para deixar sua empresa mais atrativa para os funcionários? Confira nosso post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × cinco =

Aguarde...

Cadastre-se e receba nossas dicas!

Tenha a segurança de quem está há mais 30 anos no mercado.

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com apk4phone.com tengag.com moviekillers.com