4 Tecnicas Essenciais De Motivacao De Equipes.jpeg

4 técnicas essenciais de motivação de equipes

A motivação de equipes está diretamente relacionada ao desempenho da empresa. E por desempenho entende-se produtividade, faturamento e resultados. Por isso, é essencial ter líderes, e não apenas chefes, capazes de garantir que o espírito inovador esteja presente em todos os setores da companhia.

É necessário criar um ambiente saudável, prazeroso e seguro para que os funcionários sintam-se valorizados, incentivados e dispostos a dar o seu melhor. Listamos abaixo quatro técnicas importantes de motivação de equipes; confira quais são elas!

1. Dialogue com os funcionários

Empresas modernas e antenadas ganham destaque no mercado, pois contam com funcionários empenhados e qualificados. Uma característica fundamental desse tipo de empresa é a horizontalização. Por isso, uma técnica importante de motivação é manter diálogos horizontais e abertos com os funcionários.

Apesar de os chefes terem uma posição diferenciada, eles precisam mostrar aos funcionários que estão acessíveis e abertos para conversar, ouvir, entender quais são os problemas, dificuldades e angústias de cada membro da equipe. Também devem mostrar-se disponíveis para ouvir sugestões e novas ideias.

2. Estabeleça metas e integre equipes

Estabelecer metas é crucial para a motivação de equipes. Elas norteiam o trabalho e incentivam individual e coletivamente todos os funcionários da empresa, além de inspirarem e fazerem com que todos foquem em atingi-las.

Além de definir objetivos, é necessário promover a integração das equipes e instituir o sentimento de que “estão todos no mesmo barco”. A sensação de união e corresponsabilidade motiva ainda mais os funcionários. Faça reuniões gerais, abra a palavra a todas as equipes e incentive sempre o pensamento coletivo.

3. Reconheça conquistas individuais e coletivas

Reconhecer as conquistas é muito importante. Tanto as individuais quanto as coletivas devem ser valorizadas e comemoradas, pois enaltecê-las estimula não apenas os próprios funcionários condecorados, como também incentiva os demais, que vão trabalhar duro para terem seus desempenhos comemorados.

Entretanto, é necessário conhecer bem sua equipe antes de promover um discurso de elogio, pois a competição entre colegas de trabalho é prejudicial. Por isso, avalie se é mais válida a congratulação em particular ou em público, mas não deixe de fazê-la.  

4. Seja flexível

Foi-se o tempo em que o líder, ou chefe, deveria ser duro para ser respeitado. O mundo muda a todo momento e, no mundo dos negócios, não é diferente. Ser flexível motiva muito a equipe, pois os funcionários deixam de temer o chefe e veem nele um parceiro no atingimento dos objetivos de trabalho.

É claro que é necessário manter uma certa distância para que o profissionalismo não seja comprometido, mas ser flexível significa saber ouvir e entender seus funcionários, e essa técnica é extremamente relevante para manter uma equipe disposta e motivada.

Garantir a motivação de equipes é muito importante para obter sucesso. Funcionários dispostos e interessados em produzir cada vez mais refletem diretamente no faturamento da empresa e no seu posicionamento no mercado.

Mostrando-se aberto e promovendo um diálogo horizontal, estabelecendo metas e integrando as equipes, sendo flexível e reconhecendo as conquistas, certamente, você terá funcionários motivados.

Gostou das técnicas que explicamos para motivar sua equipe? Que tal compartilhar esse post nas suas redes sociais e mostrar aos seus amigos como eles também podem incentivar as próprias equipes em suas empresas?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze + 6 =

Aguarde...

Cadastre-se e receba nossas dicas!

Tenha a segurança de quem está há mais 30 anos no mercado.

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com apk4phone.com tengag.com moviekillers.com