Entenda Os Impactos Das Novas Leis Trabalhistas Na Saude Do Trabalhador.jpeg

Entenda os impactos das novas leis trabalhistas na saúde do trabalhador

As novas leis trabalhistas fazem parte dos assuntos que não saem do noticiário. Mas você já se informou sobre quais são as alterações e impactos dessas mudanças nos direitos do trabalhador, especialmente na questão da saúde e segurança?

A legislação trabalhista foi elaborada para proteger os brasileiros de condições inadequadas e jornadas de trabalho abusivas. Como motivo para as alterações, o governo alega que a proposta serve para reequilibrar as contas públicas, impulsionar a economia e aumentar as oportunidades de emprego.

Quer saber quais são as principais alterações e seus impactos? Continue a leitura e confira!

Terceirização

As novas leis trabalhistas retiraram todas as restrições quanto às atividades-fim no trabalho terceirizado. No entanto, é obrigatório que esses trabalhadores tenham tratamento igual aos que os funcionários não terceirizados recebem — embora sua condição prejudique a fiscalização das atividades realizadas.

Isso coloca a saúde do trabalhador em risco, pois as empresas que oferecem mão de obra terceirizada costumam ser pequenas e investem pouco em segurança para os seus funcionários. Consequentemente, essa alteração poderia acarretar em elevação de taxas de acidentes de trabalhos.  

Jornada de trabalho

Com a nova reforma trabalhista, agora é permitido que um funcionário tenha uma jornada de trabalho de 12 horas, com 36 horas para descanso. Todavia, o limite de 44 horas semanais trabalhadas ainda continua, assim como as 220 horas mensais.

Ademais, a nova lei possibilitou a redução do horário mínimo de almoço de uma hora para 30 minutos. No entanto, fique atento: quanto menor o tempo que o trabalhador dispõe para descansar, maiores são os riscos de ele estar cansado no trabalho e acabar se envolvendo em um acidente.

Home office (trabalho remoto)

O trabalho remoto também foi citado nas novas leis trabalhistas e traz a obrigatoriedade da empresa que oferece essa modalidade de serviço em arcar com todos os custos, o que é formalizado por contrato.

O controle das atividades realizadas não é mais contabilizado pelas horas trabalhadas e sim pelo desempenho do trabalhador, ou seja, o número de tarefas cumpridas.

No entanto, essa medida pode afetar a qualidade de vida do trabalhador por, de um lado, dedicar-se muito tempo para cumprir todas as tarefas e, por outro, retirar dele a possibilidade de ter um banco de horas. Nessas condições, as doenças ocupacionais estão muito mais propícias a aparecer.

Insalubridade para grávidas

Na antiga lei, grávidas e mulheres que amamentam não podiam trabalhar em ambientes insalubres, independentemente do grau de risco.

Agora, essas mulheres estão liberadas para trabalhar nessas condições, desde que a empresa apresente um atestado médico que garanta que nenhum risco será corrido pela mãe ou pelo bebê.

Com todas essas alterações na legislação, é importante que você tome uma medida para garantir a saúde e segurança de todos seus funcionários. Por isso, é indicado a contratação de um seguro saúde e odontológico para a sua empresa.

Ao ter esses benefícios, seus funcionários ficam protegidos em caso de doenças, as quais podem comprometer seriamente a vida e o desempenho de cada trabalhador. É importante notar que um seguro melhora o relacionamento entre a chefia e os colaboradores, os quais também trabalham com mais tranquilidade, com menor número de faltas e com a saúde em dia.

Além disso, essa é uma ótima forma de reter talentos interessados nesse benefício, o que consequentemente impulsiona a sua empresa no mercado.

Investir nesse serviço, portanto, é um ótimo negócio para você e para os seus funcionários, principalmente em tempos de novas leis trabalhistas. Assim, você evita complicações se seus funcionários acabarem expostos a risco de saúde além de oferecer tranquilidade e proteção para todos eles.

Agora que você já sabe mais sobre as novas leis trabalhistas, confira quais são os 3 seguros indispensáveis para a sua empresa! Boa leitura!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 + oito =

Aguarde...

Cadastre-se e receba nossas dicas!

Tenha a segurança de quem está há mais 30 anos no mercado.

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com apk4phone.com tengag.com moviekillers.com