Acessibilidade Nas Escolas O Que Considerar Para Aumentar A Seguranca.jpeg

Acessibilidade nas escolas: o que considerar para aumentar a segurança?

Quando se trata de inclusão e acessibilidade nas escolas, é dever de cada instituição garantir um ambiente adequado e compatível para receber todos os tipos de alunos. Ao oferecer recursos adaptados para cada necessidade, a escola contribui para diminuir as barreiras que impedem a sociedade de caminhar rumo ao fim da discriminação.

Diariamente, pessoas com deficiências ou necessidades especiais enfrentam dificuldades e superam diversos obstáculos em suas rotinas. Todo deficiente é protegido pela Lei nº 13.146/2015, a qual preserva os direitos dessa população e impede que esses sejam violados.

Dessa forma, uma pessoa deficiente não pode ter sua vaga negada em uma escola. Assim, é importante adaptar a estrutura da sua instituição para acolher um aluno com necessidades especiais.

Quer descobrir algumas medidas fundamentais para garantir segurança e acessibilidade nas escolas para esses alunos? Continue a leitura e confira!

O que é preciso fazer para tornar uma escola acessível?

Primeiramente, é importante destacar que todas as escolas do Brasil, sejam elas públicas ou privadas, devem seguir a norma da ABNT NBR 9050:2015. Essa regulamentação trata sobre a acessibilidade de espaços, edificações, mobiliário e equipamentos urbanos, ao estipular e descrever as medidas necessárias de forma minuciosa.

A seguir, separamos alguns pontos fundamentais dessa norma.  

Rampas de acesso

Todos os ambientes escolares devem possuir rampas de acesso. O padrão exige que essas estruturas tenham, no mínimo, 80 cm de largura, um ângulo de no máximo 8,33% de inclinação, compatível para cadeirantes se locomoverem sozinhos e sem riscos de queda, além de corrimãos e áreas planas intercaladas para descanso.

Escadas como única forma de acesso aos ambientes da escola estão proibidas — se for o caso, a instituição precisa cogitar a instalação de elevadores.

Sanitários adaptados

Barras de apoio e transferência devem ser instaladas em pelo menos um banheiro da escola, com uma altura de 30 cm em relação ao vaso sanitário. Para aumentar a segurança, é recomendado que o piso seja de material antiderrapante.

As pias do banheiro e também alguns bebedouros da instituição devem possuir tamanho mais baixo, com 80 cm de altura.

Portas largas

As portas devem conter, no mínimo, 80 cm de largura em todos os ambientes, o que inclui salas de aula, bibliotecas, refeitórios, laboratórios, banheiros e elevadores. Ademais, as maçanetas devem possuir o mecanismo de alavanca para facilitar a sua abertura.

Sinalização tátil

A sinalização tátil nos pisos é indispensável para garantir a locomoção de alunos com deficiência visual. Com texturas diferentes, esses pisos direcionam o caminho ou inserem pontos de alerta, como no início de escadas, rampas e outros objetos.

Como intensificar a segurança dos seus alunos?

Além de todas as adaptações que você precisa fazer na sua escola, contratar um seguro de acidentes pessoais é uma ótima forma de prevenir eventualidades que podem acontecer com seus alunos.

Ao oferecer um ambiente 100% seguro para todos, inclusive professores, os beneficiários ficam protegidos em situações que podem provocar danos à sua saúde ou bem-estar, como acidentes e machucados.

Com o pagamento de uma indenização pela seguradora, as despesas devido ao ocorrido podem ser sanadas, o que evita dificuldades financeiras e traz tranquilidade a todos.

Como segurança nunca é demais, contar com esse serviço é um benefício a mais que você pode oferecer aos seus alunos. Com todas essas dicas, a acessibilidade nas escolas tem tudo para ser colocada em prática, o que favorece a inclusão e segurança para essa categoria de alunos.

Gostou do nosso artigo? Então curta a nossa página do Facebook para ficar sempre por dentro dos melhores posts!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − oito =

Aguarde...

Cadastre-se e receba nossas dicas!

Tenha a segurança de quem está há mais 30 anos no mercado.

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com apk4phone.com tengag.com moviekillers.com