Doencas Ocupacionais Psicossociais Saiba O Que Sao E Como Sanalas.jpeg

Doenças ocupacionais psicossociais: saiba o que são e como saná-las

Todos os ambientes de trabalho estão suscetíveis a desencadear em seus funcionários as chamadas doenças ocupacionais psicossociais, entre elas: o estresse, o esgotamento e o mal do século, que é a depressão.

Quando um colaborador deixa de enxergar seu local de trabalho como um lugar leve e não sente mais prazer em estar presente, é preciso pesquisar o que pode estar acontecendo de errado. Continue com a leitura e confira algumas causas mais comuns dessas doenças!

Intensidade do trabalho ou carga horária excessiva

Seu funcionário exerce uma função muito desgastante ou fica diversas horas no local de trabalho? Pois saiba que isso aumenta em muito as chances de ele desenvolver alguma das doenças ocupacionais psicossociais.

Sobrecarregado, um trabalhador ficará gradativamente mais estressado, o que interfere na sua convivência social, tanto no âmbito ocupacional quanto pessoal, e afeta sua relação com familiares e amigos.

Assim, descarregando o estresse nas pessoas, brigas e desentendimentos são cada vez mais frequentes, o que só piora a situação e faz que ela evolua para um problema maior, que são doenças mais sérias, como o esgotamento e a depressão.

Portanto, é importante orientar o colaborador a ter algumas válvulas de escape para abstrair e desestressar. Além disso, as horas trabalhadas precisam respeitar o máximo permitido pela legislação, sendo que as horas extras devem ser rigorosamente controladas para não extrapolar nenhum limite, incluindo o físico e psicológico do seu funcionário.

Pressão no trabalho

Se o seu colaborador se sente pressionado por superiores, chegando a acreditar que não está atingindo um nível adequado e compatível com a sua função na empresa, ele poderá desenvolver alguma doença ocupacional psicossocial.

Ambientes de pressão são muito pesados e estressantes, sendo que isso vai destruindo o psicológico de uma pessoa. Portanto, é necessário trabalhar com esse funcionário para que ele adquira resistência mental para enfrentar essas situações, assim como desenvolver técnicas  que permitam enxergar a pressão no trabalho como algo mais incentivador que desmotivante.

Assédio moral ou sexual

Entre as situações mais desagradáveis que podem ocorrer em um ambiente de trabalho, o assédio está em primeiro lugar. Por esse motivo, controlar esses casos, que podem afetar em muito o psicológico da vítima, é uma medida indispensável.

O assédio moral destrói uma pessoa por dentro e, muitas vezes, ela pode nem expressar sinais enquanto vai adoecendo aos poucos. Além disso, o assédio moral costuma ser recorrente pelo agressor após um primeiro caso, sendo fundamental a comunicação dos superiores para que isso seja controlado.

O assédio sexual é completamente inaceitável, porém, pode ocorrer no ambiente de trabalho, afetando principalmente as colaboradoras. Programas de combate ao assédio devem ser incentivados na empresa, para que situações assim sejam eliminadas antes mesmo de acontecer, porque isso afeta a vida da vítima de forma definitiva.

São diversas as situações e motivos que podem desencadear doenças ocupacionais psicossociais, as quais afetam em muito o desempenho e o comparecimento do colaborador na empresa. Uma forma de dar apoio aos seus funcionários é adquirir um seguro de saúde, para que eles tenham sempre assistência médica, de psicólogos e terapeutas ocupacionais para o diagnóstico e solução desses conflitos internos.

Gostou do nosso post? Então, assine a nossa newsletter para sempre receber conteúdos de qualidade como este!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × um =

Aguarde...

Cadastre-se e receba nossas dicas!

Tenha a segurança de quem está há mais 30 anos no mercado.

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com apk4phone.com tengag.com moviekillers.com