6 Dicas Para Prevenir Acidentes De Trabalho.jpeg

6 dicas para prevenir acidentes de trabalho

Uma pesquisa realizada pelo Ministério do Trabalho e pela Previdência Social, divulgada em junho de 2017, mostrou que, por ano, são registrados cerca de 700 mil acidentes de trabalho no Brasil. O país é o quarto do mundo no ranking de acidentes ocorridos durante atividades laborais e, apesar de as empresas serem obrigadas por lei a garantir condições de segurança aos funcionários, muitas vezes isso não acontece.

Se você é empresário e quer prevenir acidentes de trabalho, confira as 6 dicas essenciais que listamos abaixo!

1. Identifique possíveis riscos

É muito importante que você faça um mapeamento de riscos dentro da sua empresa. Identifique possíveis gargalos, verifique se as condições laborativas estão dentro dos padrões de segurança e cheque itens como extintores de incêndio, situação das escadas, condições adequadas dos equipamentos de trabalho, entre outros. Você só poderá atuar para prevenir acidentes de trabalho se conhecer todos os obstáculos existentes.

2. Treine seus funcionários

Uma vez que você já tenha um mapeamento de riscos, é hora de treinar seus funcionários. Promova seminários e palestras sobre segurança do trabalho, ensine-os a utilizar equipamentos de segurança e cobre o aprendizado. O treinamento, tanto de colaboradores antigos quanto de novos, é fundamental.

3. Forneça equipamentos necessários e faça manutenções

Não adianta investir pesado em equipamentos de segurança se você não fizer manutenção. A inspeção deve ser periódica, para garantir que todo o aparato oferecido aos colaboradores está em condições adequadas de uso. Tenha um checklist e confira se todos os equipamentos estão com vida útil e se seus funcionários fazem a utilização correta deles.

4. Tenha um manual de segurança

É muito importante que seja elaborado um manual de segurança. Seus próprios colaboradores podem ajudar na preparação do documento, identificando possíveis falhas nos processos e sugerindo melhorias, planos de ação e regras a serem seguidas a fim de evitar acidentes.

5. Invista em kit de primeiros socorros

Os kits de primeiros socorros são muito relevantes, pois podem impedir que acidentes tornem-se mais graves. Ao primeiro sinal de problema, se utilizados da maneira correta, auxiliam na garantia de segurança do empregado e minimizam possíveis complicações até a chegada de socorro ou transporte para a unidade de saúde mais próxima.

6. Converse com sua equipe

Ninguém sabe mais sobre os riscos existentes no local de trabalho do que seus funcionários. Eles vivenciam diariamente as atividades laborais e podem auxiliar você a deixar o ambiente mais seguro. Converse com eles, ouça feedbacks e sugestões para que, juntos, vocês possam construir um local saudável para a execução das funções de cada um.

Com certeza, todas essas dicas vão ajudá-lo a manter condições seguras e prevenir acidentes. Além de seguir a lei, você poderá ficar tranquilo sabendo que propicia um local adequado e equipamentos necessários para que sua equipe possa trabalhar da melhor maneira possível.

Entretanto, para oferecer ainda mais segurança aos seus empregados, você pode contar com seguros de saúde e de vida. Dessa forma, eles sentirão que você os valoriza e terão mais tranquilidade para desempenhar as atividades do dia a dia.

Agora que você sabe como prevenir acidentes de trabalho em sua empresa, siga nossa página no Facebook e veja como podemos contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro + nove =

Aguarde...

Cadastre-se e receba nossas dicas!

Tenha a segurança de quem está há mais 30 anos no mercado.

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com apk4phone.com tengag.com moviekillers.com