O Que E Um Seguro De Fianca Locaticia E Em Quais Situacoes E Necessario.jpeg

O que é um seguro de fiança locatícia e em quais situações é necessário?

Está pensando em alugar um imóvel? Excelente notícia! No entanto, todos sabemos que essa tarefa não é fácil. Ao longo do processo, é possível que você se depare com inúmeras questões burocráticas e que farão você pensar em desistir.

Mas fique tranquilo! Felizmente, muitos moradores podem contar com o chamado seguro de fiança locatícia. Esse serviço, que vem sendo mais procurado a cada ano, serve, basicamente, para substituir o fiador e a caução na hora de fechar o contrato. 

Ficou interessado em entender como esse tipo de seguro funciona? Neste post, explicaremos todas as vantagens dessa modalidade para que você possa ter muito mais tranquilidade na escolha do seu espaço. Acompanhe!

Entenda o que é o seguro de fiança locatícia

Conhecido por muitos como seguro aluguel, o seguro de fiança locatícia é uma forma de garantir que o proprietário do imóvel (locador) receba o valor do aluguel, mesmo em casos de inadimplência do morador.

O serviço pode ser contratado na locação de imóveis residenciais, comerciais e não residenciais, como é o caso de escritórios e consultórios médicos. Para isso, é fundamental que o imóvel esteja localizado em uma região urbana.

Saiba como funciona

Em resumo, o seguro de fiança locatícia dispensa a necessidade de um fiador e evita que você precise fazer um depósito-caução — que, muitas vezes, equivale ao valor de três aluguéis.

Nesse caso, o inquilino fará a contratação e o pagamento do serviço junto à seguradora. Por outro lado, o proprietário do imóvel será o beneficiário do seguro, caso precise receber uma indenização por inadimplência. Já a vigência da apólice terá a mesma duração do contrato de locação.

Um exemplo? Imagine que, por alguma razão, o aluguel atrasou. A partir disso, o proprietário tem o direito de acionar a seguradora por atraso no pagamento. A seguradora, por sua vez, paga o aluguel ao proprietário e cobra do inquilino o ressarcimento desse valor.

Há, também, alguns casos em que esse serviço é contratado para coberturas adicionais do imóvel, como condomínio, conta de água, luz e IPTU.

Veja o quanto custa esse serviço

Não existe um valor fixo para esse tipo de seguro. Tudo dependerá do número de coberturas que o proprietário solicitar para alugar o imóvel. 

Geralmente, esse serviço pode variar entre uma e duas vezes o valor do aluguel. Para não ter erro, damos a dica: no seu orçamento anual, acrescente o custo de um ou dois aluguéis. Assim, você terá garantido o valor do seguro de fiança locatícia. Lembre-se, ainda, de que esse valor pode variar de acordo com dois fatores:

  • a análise de crédito da seguradora;
  • caso haja coberturas adicionais para o seguro.

Descubra as principais vantagens

Agora que você já sabe como o seguro de fiança locatícia funciona, que tal conhecer as suas vantagens? Diferente do que se imagina, o serviço pode ser benéfico, não somente para o locador do imóvel, mas, inclusive, para o inquilino. Veja!

Garante agilidade na aprovação do contrato

Uma das grandes vantagens do seguro aluguel está na agilidade da aprovação do contrato. Por serem feitos diretamente na seguradora, a análise de crédito e o cadastro do inquilino tendem a ser mais rápidos e sem tantas burocracias (como geralmente acontece na imobiliária).

Dispensa a necessidade de um fiador

Como você já notou, esse tipo de seguro substitui o papel do fiador na locação do imóvel. Em outras palavras, você não terá mais dor de cabeça para buscar uma pessoa que esteja apta a arcar com as parcelas do aluguel, em caso de atrasos. Aqui, a seguradora será a sua fiadora.

Evita o desembolso imediato de caução

Nessa modalidade, você não precisará fazer o depósito imediato da caução, que é o equivalente a três vezes o valor mensal do aluguel. O custo do seguro é parcelado e muitas empresas oferecem opções bastante acessíveis para os clientes, podendo dividir o valor no cartão de crédito ou realizar o pagamento no boleto. 

Viu só? Com essas informações, ficou claro que o seguro de fiança locatícia é uma alternativa e tanto para ajudar você a alugar um imóvel com mais segurança e praticidade.

E para continuar por dentro de mais conteúdos como esse, não deixe de seguir as nossas páginas no Facebook e LinkedIn!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + dezenove =

Aguarde...

Cadastre-se e receba nossas dicas!

Tenha a segurança de quem está há mais 30 anos no mercado.

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com apk4phone.com tengag.com moviekillers.com