Seguro De Vida Empresarial Afinal Quais Sao Os Beneficios De Contratar Um.jpeg

Seguro de vida empresarial: afinal, quais são os benefícios de contratar um?

O seguro de vida empresarial é uma vantagem que toda empresa deve pensar em oferecer aos seus funcionários. Tratando-se de uma apólice, o que significa que apenas um único contrato é fechado, a seguradora consegue oferecer planos com valores muito reduzidos e atrativos para a empresa, o que torna essa modalidade muito mais em conta que um seguro de vida individual.

Assim, uma organização que contrata um seguro para os seus funcionários garante que todos eles fiquem tranquilos, porque suas famílias estarão protegidas caso alguma eventualidade aconteça.

Está pensando em aderir ao seguro de vida empresarial e quer descobrir mais sobre o assunto? Continue a leitura e descubra quais são os pontos mais relevantes.

Por que devo contratar um plano empresarial?

Contratar um seguro é uma maneira da empresa demonstrar que se preocupa com os seus funcionários. Assim, se alguma eventualidade acontecer com o segurado, como morte, doença ou acidente que o leve à invalidez, sua família receberá uma quantia em dinheiro para suprir necessidades básicas até que ela consiga se reorganizar quanto às finanças.

Em muitas casas, grande parte da fonte de renda provém de uma única pessoa. Caso ela viesse a óbito, os dependentes ficariam completamente desamparados e teriam uma queda significativa em qualidade de vida.

Com um seguro de vida, você estará fornecendo segurança e tranquilidade ao seu colaborador frente a essas situações. Ademais, com esse benefício, o trabalhador tende a permanecer na empresa, apresenta melhorias no desempenho da sua função e ajuda a aumentar a produtividade do seu negócio.

Quais são as vantagens de optar por essa modalidade de seguro?

Além de ser muito mais econômico que outras opções de seguro disponíveis no mercado, o seguro de vida empresarial fornece diversos benefícios, tanto para a sua empresa como para o colaborador.

Para a organização, oferecer essa vantagem é uma forma de melhorar a visão do funcionário sobre o trabalho, pois ele percebe que a empresa se preocupa com todos os seus membros de forma integral.

Para o seu colaborador, essa pode ser uma oportunidade única de ter um seguro de vida, visto que a modalidade individual tem um preço elevado e inacessível para a maioria das pessoas.

Quem pode contratar o seguro de vida em grupo?

Esse tipo de seguro de vida pode ser contratado apenas por pessoa jurídica, ou seja, por quem tem uma empresa. Assim, o serviço é válido apenas para funcionários, sindicatos e organizações.

Existem condições para contratar um seguro de vida empresarial?

A maioria das seguradoras exige um número mínimo de funcionários, que começa a partir de duas pessoas, para fechar um contrato. Além disso, para as microempresas, algumas corretoras também estabelecem um número máximo de colaboradores que podem ser incluídos no plano. Portanto, verifique todas as condições e opte pela mais compatível com o tamanho da sua empresa.

Ademais, existem ainda alguns outros requisitos necessários para que o seu funcionário seja beneficiado pelo seguro. Entre eles estão:

  • o colaborador deve ter uma boa condição geral de saúde;
  • ele deve estar em plena atividade na empresa; 
  • todos os segurados devem ter entre 14 e 65 anos no momento de assinar o contrato com a seguradora.

É importante saber que cada empresa de seguros pode impor regras diferentes para aceitar um beneficiário e, caso alguma das condições impostas não sejam cumpridas, ela tem todo o direito de recusar o contrato.

Por esse motivo, antes de aderir ao serviço, a empresa precisa estar ciente das condições e deve recolher todos os dados necessários sobre os seus funcionários. Informações sobre doenças preexistentes, lesões ou acidentes já sofridos por um trabalhador são indispensáveis e não podem ser mascaradas ou escondidas no momento da contratação.

Além disso, é importante frisar que todos os envolvidos e participantes da organização podem ser beneficiados pelo seguro, independentemente da função exercida. Assim, o dono, os sócios, os acionistas e todos os outros empregados do negócio, desde que passem pela avaliação e cumpram os pré-requisitos estabelecidos pela seguradora, serão incluídos no seguro.

Quais são os tipos de seguro e coberturas que podem ser contratados?

Os tipos de plano e coberturas podem variar de seguradora para seguradora. Sabendo disso, confira quais são as situações mais comuns de cobertura dos planos empresariais:

  • Para o funcionário: recebimento de indenização por morte natural ou por acidente, invalidez parcial ou total por doença ou acidentes e, em alguns casos, cobertura de cônjuges e filhos;

Além disso, o seguro pode ser de dois tipos diferentes. São eles:

  • Não contributário: em que a empresa custeia todo o valor do seguro e o funcionário apenas recebe a sua quantia em caso de sinistro, sem contribuir nas parcelas;
  • Contributário: em que parte do seguro é pago pelo trabalhador, sendo que o valor é descontado diretamente na sua folha de pagamento.

Por esse motivo, é importante que o contrato deixe bem claro qual é a cobertura do plano e quais são as condições de pagamento tanto para a empresa como para os funcionários.

Como receber uma indenização?

Em caso de sinistro, o funcionário precisa entrar em contato com a seguradora contratada. Se o segurado veio a óbito, a família é quem deve solicitar a indenização. A seguradora tem o prazo de até 30 dias para repassar o valor da indenização.

É fundamental que o colaborador conheça exatamente qual é a sua cobertura, repassando essa informação aos seus familiares para que eles conheçam seus direitos. Também é importante destacar que, antes de solicitar a indenização, a empresa deve ser avisada sobre o sinistro se a situação tiver ocorrido fora do horário de serviço.

Caso haja qualquer dúvida sobre o seguro, tanto pelo empregador como pelo funcionário, ambos podem entrar em contato com a empresa de seguros a qualquer momento para maiores esclarecimentos.

Um seguro de vida empresarial é uma forma de deixar todos os seus funcionários protegidos, o que reflete diretamente na retenção de talentos e no aumento da produtividade da organização. Por esse motivo, investir em um bom contrato, com uma seguradora de confiança, é o melhor que você pode fazer pela sua empresa.

Ficou interessado pelo plano e quer saber ainda mais sobre essa modalidade de seguro? Então leia o nosso artigo e descubra se a sua empresa é obrigada a oferecer o seguro de vida empresarial. Aguardamos você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − doze =

Aguarde...

Cadastre-se e receba nossas dicas!

Tenha a segurança de quem está há mais 30 anos no mercado.

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com apk4phone.com tengag.com moviekillers.com