Seguro De Vida E Seguro Saude Por Que Fazer Esse Investimento .jpeg

Seguro de Vida e Seguro Saúde: por que fazer esse investimento ?

Engana-se quem pensa que investir em saúde e segurança no trabalho é coisa apenas para grandes corporações. Independentemente do porte da empresa, a segurança no trabalho é vital, não só para evitar problemas legais, mas também, para garantir uma administração de sucesso na sua empresa.

Entre os diversos benefícios que a saúde e a segurança no trabalho proporcionam, podemos listar: a redução dos acidentes de trabalho, a prevenção das doenças ocupacionais e a diminuição dos gastos com indenizações. Confira a seguir um pouco mais sobre cada um desses itens!

Redução dos acidentes de trabalho

Cada empresa vive uma realidade e para cada atividade realizada há equipamentos de proteção individual (EPI) específicos, que devem ser utilizados pelos colaboradores.

Administradores, que realmente querem investir em segurança no trabalho, não só fornecem os EPI’s, como também fiscalizam se os funcionários estão utilizando os equipamentos corretamente — afinal de contas, de nada adianta entregar o capacete ao trabalhador se for para ficar esquecido por aí, não é mesmo?!

Com a utilização adequada dos equipamentos de proteção, o número de acidentes tende a diminuir drasticamente. Ou mesmo que eventualmente aconteçam, a gravidade pode ser minimizada.

Prevenção das doenças ocupacionais

Mas não são apenas os acidentes de trabalho que podem trazer prejuízos às empresas. Existem também diversos problemas de saúde causados pelas chamadas “doenças ocupacionais”, como a lesão por esforço repetitivo (LER), estresse, asma ocupacional e até mesmo a surdez e o desgaste da visão.

Essas doenças são decorrentes da repetição de certas atividades ou exposição a determinadas situações prejudiciais à saúde do colaborador. Permanecer muito tempo em lugares com barulho, ou passar horas e horas em frente ao computador, são alguns exemplos.

Para evitar que problemas como esses apareçam, é preciso averiguar o uso de equipamentos específicos de proteção e garantir o período necessário para descanso, férias, tempo exposto a situações de risco, entre outros.

Diminuição dos gastos com indenizações

Atentar-se à saúde e segurança no trabalho evita que problemas graves aconteçam. Com isso, os valores gastos com indenizações em causas trabalhistas podem ser reduzidos, ou mesmo zerados.

É um trabalho bastante criterioso e que depende não só do fornecimento de equipamentos de segurança aos colaboradores, mas também de uma forte fiscalização interna da empresa.

Uma dica é documentar tudo que é entregue aos funcionários e fazer periodicamente os exames ocupacionais necessários para cada função; assim, a empresa terá evidências em uma eventual causa trabalhista.

Retenção de talentos

Infelizmente, nem todas as empresas estão atentas a tudo isso. Então, além do que foi dito acima, investir na saúde e na segurança no trabalho traz um benefício indireto muito importante: a retenção de talentos.

Com a competitividade do mercado de trabalho, uma empresa que oferece diferenciais como seguros de vida e saúde, e cuida direitinho de todas as obrigações de segurança no trabalho, acaba se destacando.

Isso faz com que os colaboradores trabalhem mais motivados, o que eleva os resultados da empresa e ainda diminui a rotatividade, já que eles sabem que não vão encontrar muitas das coisas que têm ali em outros lugares.

Gostou do conteúdo? Então, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de muitas outras dicas sobre saúde e segurança no trabalho!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 + 14 =

Aguarde...

Cadastre-se e receba nossas dicas!

Tenha a segurança de quem está há mais 30 anos no mercado.

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com apk4phone.com tengag.com moviekillers.com