Prevencao De Riscos Ao Patrimonio Da Empresa Como Me Proteger.jpeg

Prevenção de riscos ao patrimônio da empresa: como me proteger?

Prevenir riscos ao patrimônio da empresa é, juntamente ao crescimento constante e saudável, o principal objetivo de qualquer empreendedor. Os custos com compra de equipamentos, montagem de infraestrutura, manutenções e melhorias periódicas, entre outros, representam um alto investimento.

E qualquer dano, por menor que seja, acarreta prejuízos. As perdas são grandes não somente pelos estragos materiais, mas também pelo impedimento da realização do trabalho.

Isso impacta diretamente na reputação da companhia no mercado, pois pode culminar em atraso no cumprimento de prazos, por exemplo. Portanto, é importante conhecer os riscos aos quais a empresa está sujeita e o que se pode fazer para protegê-la.

Listamos, abaixo, alguns tópicos para mostrar de que forma é possível prevenir riscos ao patrimônio de seu negócio. Confira!

Tipos de risco

Os riscos podem ser classificados em duas categorias: especulativos ou puros. Os primeiros são os que decorrem das tomadas de decisões, subdivididos em:

  • administrativos (riscos de mercado ou de produção);
  • políticos (envolvem mudanças na legislação);
  • de inovação (quando a tecnologia torna um produto obsoleto).

Já os puros sempre resultam em consequências negativas. Eles podem ser:

  • riscos ao patrimônio (danos, furtos, incêndios);
  • riscos às pessoas (doenças e acidentes trabalhistas);
  • riscos de responsabilidade (problemas ambientais ou que permitam pagamento de indenizações a terceiro).

Todos os tipos de riscos citados acima oferecem ameaça ao patrimônio da empresa, tanto de forma direta, como danos e furtos, quanto indireta, como os políticos ou administrativos.

Análise de risco

A análise de riscos avalia todos os tipos de problemas que podem acometer a organização, qual a probabilidade de ocorrerem e quais prejuízos podem ser causados caso aconteçam.

Somente a partir de uma análise de riscos bem-feita, é possível pensar em um plano preventivo para minimizar as chances de problemas. Resguarda-se, assim, a empresa quanto a eventuais incidentes.

Essa análise documenta e classifica os tipos de riscos. É importante fazer um estudo considerando a probabilidade de os eventos ocorrerem (remota, extremamente remota, improvável, provável ou frequente) e a gravidade (catastrófica, crítica, desprezível). A partir daí, o empresário pode definir de que forma agir para resguardar seu negócio.

Plano de prevenção

Conhecendo os riscos, é necessário definir de que forma garantir a proteção da companhia, já que ter um bom plano de ação permite que o gestor concentre-se nos desafios de empreender com tranquilidade. Uma maneira eficiente de proteger o negócio em todas as frentes é adotando o seguro empresarial.

Também é importante pensar na segurança física, investindo em equipamentos e sistemas que coíbam roubos, furtos ou danos materiais. Planeje ações para resguardar a integridade dos colaboradores.

Aposte em um seguro empresarial

Adotar um seguro empresarial é uma maneira inteligente de proteger e prevenir riscos ao patrimônio da empresa. Entre os três seguros indispensáveis, estão o contra roubo, o contra incêndio e o de responsabilidade.

Dependendo do seu setor de atuação, é possível personalizar e encontrar uma cobertura que seja adequada. Isso porque as necessidades variam de negócio para negócio e, como mostramos acima, os tipos de riscos são muitos.

Caso você tenha uma companhia de transporte de carga, além de proteger o veículo utilizado, é indicado oferecer um seguro de vida para o funcionário e, ainda, um seguro para a carga, por exemplo.

Caso comande um restaurante, é primordial ter um seguro contra deterioração de mercadorias e alimentos. O tipo de serviço e as coberturas variam de acordo com as necessidades de cada empresa.

Garanta a segurança física

É importante pensar na segurança como um todo. Utilizar chaves, cadeados, alarmes de invasão e de incêndio, além de contratar uma empresa especializada no serviço de proteção, é uma medida a ser considerada.

Também é indicado fechar e trancar portas em que sejam guardados equipamentos valiosos e visados, como televisores, monitores, entre outros, além de documentos importantes. Elimine, ainda, o hábito de guardar dinheiro na empresa, mesmo que em cofres. Os bancos são os locais apropriados para isso.

Câmeras de segurança são boas ferramentas para garantir a segurança. Instaladas em corredores, salas e portarias, deixam não somente os funcionários mais tranquilos, como também inibem ações criminosas.

Promova treinamentos

Todos os tipos de trabalho apresentam riscos ao colaborador, e, por isso, promover treinamentos adequados é muito importante. Oferecer equipamentos de segurança e condições propícias à realização das tarefas também.

Mesmo se tratando de uma lei, muitas empresas ignoram a importância de estabelecer a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Formada pelos trabalhadores, ela atua na garantia de condições seguras para o desenvolvimento do trabalho e reduz os riscos de problemas dessa ordem.

Invista na tecnologia

A tecnologia se desenvolve a todo o momento — e novas formas de garantir a segurança estão surgindo. Uma boa maneira de garantir a proteção ao patrimônio da organização é criar senhas individuais de acesso.

Dessa forma, além de existir um alarme em caso de arrombamento, é possível saber em qual horário cada pessoa chegou e saiu do local de trabalho. Instalar câmeras que permitem acesso via celular também é uma boa dica, já que a tecnologia permite o acompanhamento em tempo real de tudo o que se passa na empresa.

Outra possibilidade é a realização constante de atualização e monitoramento do sistema, garantindo proteção a algo muito valioso para a companhia. A informação, os dados dos clientes e os produtos são alguns dos exemplos.

Como mostramos neste artigo, a melhor maneira de minimizar os riscos ao patrimônio da empresa é priorizando a prevenção. Além das despesas habituais com o funcionamento, separar uma quantia mensal para investir na segurança e na adoção de um seguro de qualidade é muito importante para evitar contratempos no futuro.

Em um eventual imprevisto, o problema certamente terá proporções que impactarão mais o orçamento (e de uma maneira inesperada). Encontrar uma boa corretora de seguros é essencial para obter o plano que caiba no seu bolso e proteger, de maneira eficiente, o que você tem de tão valioso: o seu negócio.

Agora que você já sabe como prevenir riscos ao patrimônio da empresa, que tal zelar pela saúde de seus funcionários? Confira quais são as vantagens de adotar um plano de saúde empresarial!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − um =

Aguarde...

Cadastre-se e receba nossas dicas!

Tenha a segurança de quem está há mais 30 anos no mercado.

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com apk4phone.com tengag.com moviekillers.com